
A Reditec


A reunião anual é realizada desde 1974. Na época, apenas os diretores-gerais das então escolas técnicas e agrotécnicas federais participavam. Com o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal, o evento passou a congregar também os gestores das unidades da rede. Com a criação dos institutos federais, em 2008, o encontro incluiu a participação dos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitores.
Atualmente, o evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II e busca avaliar práticas e resultados, à luz das características e finalidades da Rede, partindo da realidade e dos desafios de instituições pluricurriculares e multicampi, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e suas práticas pedagógicas.
Os objetivos da Reditec são integrar e fortalecer a atuação da Rede; compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade; conhecer tendências e criar condições de implementação nos diversos contextos; aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica; qualificar a atuação dos gestores e apresentar a Rede para parceiros estratégicos.
Percorrendo diferentes regiões do Brasil desde sua primeira edição, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) acontece em Brasília entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2021. Atenta ao contexto de pandemia, a 45ª edição da Reunião será um evento híbrido, mesclando atividades presenciais e on-line em sua programação e terá como tema "Reaprender, Reconectar e Reintegrar – o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo".
IDENTIDADE VISUAL - 2021
Responsável pela organização do evento, o Instituto Federal de Brasília optou por trazer para a assinatura visual da Reditec 2021, elementos da identidade estética da capital que o acolhe. O objetivo com isso é oportunizar ao público, presencial ou on-line, uma experiência estética o mais próxima possível àquela que se tem ao percorrer os cenários urbanístico, arquitetônico e artístico de Brasília. Assim, a identidade visual da Reunião presta homenagem a dois ícones indissociáveis da Capital Federal: a obra do pintor e escultor Athos Bulcão e o Plano Diretor de Sinalização do DF, coordenado pelo arquiteto Danilo Barbosa.
Considerado um brasiliense por opção e acolhido pela cidade com orgulho, Athos Bulcão tem suas obras integradas ao cotidiano urbano de Brasília em tal grau, que é difícil dissociar uma da outra. Como imaginar, por exemplo, o Teatro Nacional Cláudio Santoro despido dos monumentais painéis em concreto criados pelo artista?
O inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília soma mais de 250 trabalhos dos quais se destacam criações de caráter democrático como murais, painéis de azulejos e elementos escultóricos que, em grande parte, se distribuem em espaços de natureza pública.
De linguagem simples e minimalista, o Plano Diretor de Sinalização do Distrito Federal, por sua vez, teve seu projeto coordenado pelo arquiteto Danilo Barbosa e, desde 1976, dialoga com a arquitetura e o urbanismo de Brasília. Hoje, as placas já se tornaram símbolos de Brasília e são reproduzidas como souvenires ou mesmo peças de vestuário. Outro marco do reconhecimento do plano de sinalização foi o aceite, em 2012, da placa que orienta para as quadras 107/307 Sul como parte do acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Painel em azulejos
Cobertura do Edifício Camargo Corrêa
1974
Foto: Edgard Cesar
Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral
Athos Bulcão
A Identidade Visual da Reditec Brasília 2021
Com inspiração livre na obra de Athos Bulcão, foram criados quatro "azulejos" com a representação geométrica das consoantes presentes na sigla do evento: R, D, T e C. Dessa forma, os elementos que compõem o símbolo da assinatura visual da Reditec podem ser reorganizados em diversos painéis, próprios do evento.
Reforçando o diálogo estético entre a identidade visual e elementos da arquitetura, urbanismo e artes plásticas de Brasília, foram empregados os mesmos padrões cromáticos e a família tipográfica presentes no Plano Diretor de Sinalização da cidade.


Fontes
Fundação Athos Bulcão
Instituição responsável pela guarda do acervo do artista
Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília
Publicação da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal – Iphan DF
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/athosbulcatilde_menor.pdf
Agência Brasília
Símbolos que norteiam Brasília: Verdes, marrons, azuis e brancas, elas se incorporaram ao projeto arquitetônico da capital, direcionam quem circula pela cidade e tem curioso processo de produção – matéria publicada em 11 de julho de 2019
https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/07/11/os-simbolos-que-norteiam-brasilia/