Banner_Interno_Athos.png

A Reditec

Banner_Interno_Marca.png
Inserir um subtítulo.png

A reunião anual é realizada desde 1974. Na época, apenas os diretores-gerais das então escolas técnicas e agrotécnicas federais participavam. Com o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal, o evento passou a congregar também os gestores das unidades da rede. Com a criação dos institutos federais, em 2008, o encontro incluiu a participação dos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitores.

 

Atualmente, o evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II e busca avaliar práticas e resultados, à luz das características e finalidades da Rede, partindo da realidade e dos desafios de instituições pluricurriculares e multicampi, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e suas práticas pedagógicas.

 

Os objetivos da Reditec são integrar e fortalecer a atuação da Rede; compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade; conhecer tendências e criar condições de implementação nos diversos contextos; aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica; qualificar a atuação dos gestores e apresentar a Rede para parceiros estratégicos.

Percorrendo diferentes regiões do Brasil desde sua primeira edição, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) acontece em Brasília entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2021. Atenta ao contexto de pandemia, a 45ª edição da Reunião será um evento híbrido, mesclando atividades presenciais e on-line em sua programação e terá como tema "Reaprender, Reconectar e Reintegrar – o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo".

IDENTIDADE VISUAL - 2021

Responsável pela organização do evento, o Instituto Federal de Brasília optou por trazer para a assinatura visual da Reditec 2021, elementos da identidade estética da capital que o acolhe. O objetivo com isso é oportunizar ao público, presencial ou on-line, uma  experiência estética o mais próxima possível àquela que se tem ao percorrer os cenários urbanístico, arquitetônico e artístico de Brasília. Assim, a identidade visual da Reunião presta homenagem a dois ícones indissociáveis da Capital Federal: a obra do pintor e escultor Athos Bulcão e o Plano Diretor de Sinalização do DF, coordenado pelo arquiteto Danilo Barbosa.

 

Considerado um brasiliense por opção e acolhido pela cidade com orgulho, Athos Bulcão tem suas obras integradas ao cotidiano urbano de Brasília em tal grau, que é difícil dissociar uma da outra. Como imaginar, por exemplo, o Teatro Nacional Cláudio Santoro despido dos monumentais painéis em concreto criados pelo artista?

 

O inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília soma mais de 250 trabalhos dos quais se destacam criações de caráter democrático como murais, painéis de azulejos e elementos escultóricos que, em grande parte, se distribuem em espaços de natureza pública.

 

De linguagem simples e minimalista, o Plano Diretor de Sinalização do Distrito Federal, por sua vez, teve seu projeto coordenado pelo arquiteto Danilo Barbosa e, desde 1976, dialoga com a arquitetura e o urbanismo de Brasília. Hoje, as placas já se tornaram símbolos de Brasília e são reproduzidas como souvenires ou mesmo peças de vestuário. Outro marco do reconhecimento do plano de sinalização foi o aceite, em 2012, da placa que orienta para as quadras 107/307 Sul como parte do acervo permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Painel_CamargoCorreia.jpg

Painel em azulejos

Cobertura do Edifício Camargo Corrêa

 1974 

Foto: Edgard Cesar

Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral

Athos Bulcão

A Identidade Visual da Reditec Brasília 2021

 

Com inspiração livre na obra de Athos Bulcão, foram criados quatro "azulejos" com a representação geométrica das consoantes presentes na sigla do evento: R, D, T e C. Dessa forma, os elementos que compõem o símbolo da assinatura visual da Reditec podem ser reorganizados em diversos painéis, próprios do evento.

Reforçando o diálogo estético entre a identidade visual e elementos da arquitetura, urbanismo e artes plásticas de Brasília, foram empregados os mesmos padrões cromáticos e a família tipográfica presentes no Plano Diretor de Sinalização da cidade.

Acesse aqui a Identidade da Reditec 2021.

Azulejos_Reditec-12.png
Faixa_Azulejo_R-09.png

Fontes

Fundação Athos Bulcão

Instituição responsável pela guarda do acervo do artista

https://www.fundathos.org.br/

Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília

Publicação da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal – Iphan DF

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/athosbulcatilde_menor.pdf

Agência Brasília

Símbolos que norteiam Brasília: Verdes, marrons, azuis e brancas, elas se incorporaram ao projeto arquitetônico da capital, direcionam quem circula pela cidade e tem curioso processo de produção – matéria publicada em 11 de julho de 2019

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/07/11/os-simbolos-que-norteiam-brasilia/