Relançamento de obras na REDITEC fortalece a produção editorial da Rede

Atualizado: 1 de Dez de 2021

Nos últimos anos, as editoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ampliaram sua atuação, publicando obras em diferentes formatos e temáticas. Com o objetivo de fortalecer a divulgação das obras de servidores, a produção editorial das instituições, bem como o intercâmbio de conhecimentos, 10 obras foram relançadas na 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC), na manhã desta terça-feira, dia 30 de novembro.

No evento de lançamento, Douglas Vilaça, Mariana Carolina Barbosa Rego e os intérpretes de Libras Tatiana Arantes e Juliette apresentaram as obras, bem como relatos de ex-alunos, atração musical e experiências exitosas. Os apresentadores anunciaram a exibição de vídeos sobre as obras selecionadas, sendo elas de seis editoras da Rede Federal: Editora IFB (Instituto Federal de Brasília), Editora IFG (Instituto Federal de Goiás), Essentia Editora (Instituto Federal Fluminense), Edifap – Editora do IFAP (Instituto Federal do Amapá), Editora IFPB (Instituto Federal da Paraíba) e Editora IFPA (Instituto Federal do Pará).

No vídeo de apresentação da obra da Editora IFB, “Crônicas Distópicas do Planalto Central”, a origem do livro foi detalhada por uma narradora, sendo entre “2019 e 2020, como parte de uma pesquisa de iniciação científica orientada pelo professor Jonas Betucci, em que foram analisadas dezenas de obras. A partir das reflexões, fomos instigadas a produzir nossas próprias narrativas (...) Ao ler, podemos nos enxergar de outro ângulo e pensar nos preconceitos e padrões naturalizados que nos são transmitidos”.

Outra obra apresentada, “Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia (IFPA)” reúne 27 autores em 11 capítulos. Os textos da publicação apresentam apontamentos sobre questões urgentes e emergentes da região Amazônica em que se localiza o Campus Itaituba. A professora Liz Carmem Silva, uma das organizadoras da obra, destacou: “buscamos nesta obra apresentar a pesquisa aplicada e a pesquisa básica no contexto do IFPA (...). Esta obra foi pensada buscando apresentar o processo de tudo aquilo que foi feito pelos nossos alunos e servidores”.

Romaro Silva, pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, foi uma das pessoas que apresentaram a obra “IFAP — 10 Anos de Trajetória, Desafios, Progresso Científico, Tecnológico e Educacional no Amapá” e fez uma reflexão pontual sobre a temática da publicação. Para ele, “talvez o maior desafio do Instituto Federal do Amapá seja se consolidar num cenário de grandes transformações de políticas nacionais”.

A obra “Pesquisa em Balé no Brasil: Panoramas sobre História, Ensino e Cena (IFG)”, publicada pela Editora IFG, teve foco no gênero do balé clássico e foi organizada a partir de 10 textos de diversos autores. Uma das organizadoras da publicação, Eleonora Santos, apresentou a obra e convidou as pessoas para a leitura: “Esperamos que todos e todas acessem a obra, leiam e que esses textos e essas discussões sejam provocativos e produtivos para o pensamento e o avanço das pesquisas em dança no Brasil”.

Saiba mais sobre as obras e leia as sinopses aqui.

Chamada pública

As publicações selecionadas abrangem livros técnicos, didáticos, literários, acadêmico-científicos e foram publicadas pelas editoras no período de 2018 a 2021, condição exigida na Chamada Pública 06/2021, que fez a seleção das publicações. Continue acompanhando a REDITEC pelo canal oficial do IFB no YouTube, a TV IFB.

Confira as 10 obras relançadas na REDITEC:

Crônicas Distópicas do Planalto Central (IFB)

Pesquisa em Balé no Brasil: Panoramas sobre História, Ensino e Cena (IFG)

A Melhor Companhia (IFF)

IFAP - 10 Anos de Trajetória, Desafios, Progresso Científico, Tecnológico e Educacional no Amapá (IFAP)

I Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas do IFPB (IFPB)

Educação em Engenharia: Aplicações no Ensino em Engenharia (IFPB)

NUCAES: Rompendo Muros (IFPB)

Entendendo as Engrenagens da Educação Profissional (IFPA)

Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente na Amazônia (IFPA)

O Lápis Endiabrado: Andrelino Cotta e a Caricatura em Belém do Pará nos Anos 20 (IFPA)