Reditec 2021: O movimento cultural no evento

Entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2021, o Instituto Federal de Brasília (IFB) será a instituição anfitriã para receber a 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC). O evento foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line em sua programação.

Além das discussões sobre os temas atuais relativos à educação profissional, é também uma amostra da criatividade e integra culturalmente os Institutos Federais do país.

A programação cultural deste ano conta com atrações que vão se apresentar no palco virtual do evento. Algumas das atrações foram selecionadas por chamada pública e alguns artistas foram convidados. As apresentações terão duração de no máximo 10 minutos e serão entre rodas de conversas do evento.

Compondo Juntos: o projeto

Uma das atrações é o Compondo Juntos. O projeto foi idealizado pelo coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFB Campus Ceilândia, Gilcemar Júnior. Ele explica que a música tem um papel fundamental na inclusão social. “Não é de hoje que essa arte atua na transformação da vida de milhares de pessoas no Brasil, pois, com as desigualdades que encontramos em nossas periferias, a arte e a cultura muitas vezes se tornam a única opção de saída da forte realidade que afeta nosso país”, relata.

Gilcemar Júnior conta que esse projeto vai muito além de arte, música e educação. Para a apresentação, foi feito um clipe musical utilizando elementos da inclusão. O coordenador afirma que “não é apenas sobre fazer música mas sobre juntarmos forças para transformar a realidade e compor um mundo melhor, construir uma sociedade mais acessível tendo consciência de que ela é composta por todos juntos”, detalha.

A criação das obras

No projeto, o público sugere palavras e o grupo seleciona através das redes sociais. Em seguida, o músico professor Hugo Leonardo, membro da equipe NAPNE, as utiliza para compor uma música. Com a melodia pronta, o produtor Thiago Tomé, juntamente com a equipe técnica, monta o enredo e a produção do videoclipe. Ao final de todo processo, é lançado o clipe com um pedacinho de cada pessoa que deixou sua sugestão.

O primeiro projeto teve como tema “O que é Inclusão?”. Agora, em sua segunda edição, que será lançada na REDITEC, tem como tema: “Reaprender, Reconectar e Reintegrar''. Gilcemar Júnior comenta que todo processo é realizado pelo NAPNE do IFB Campus Ceilândia com foco em transformar vidas. “Quebrar barreiras, promover a cultura da educação e convivência, romper barreiras de comunicação e aprendizado dando condições para que todos possam ter acesso à educação profissional tecnológica”, finaliza.

Confira a programação cultural da Reditec: 29 de novembro (segunda-feira) No Compasso das Letras (IFSC) Compondo Juntos REDE FEDERAL 30 de novembro (terça-feira) Pela manhã ORCIFS – Orquestra de Cordas IFS Brasília do Grão à Xícara Compondo Juntos REDE FEDERAL Pela tarde Shosholoza (Colégio Pedro II) ORCIFS – Orquestra de Cordas IFS 1º de dezembro (quarta-feira) Pela manhã Canta pela Paz (IFSC) Pela tarde Classe de Cordas (IFPB) Música de Câmara em Trio (IFRN) Escola de Música do IFSUDESTEDEMINAS Coral CANTIFS (IFS) 2 de dezembro (quinta-feira) Pela manhã OCIFPB – Homenagem a Sivuca - IFPB Pela tarde Coral de Vozes do Vale (IFSUDESTEDEMINAS) Compondo Juntos – REDE FEDERAL