• Reditec 2021

Reconhecimento e defesa da educação marcam homenagem a 18 ex-reitores

Atualizado: 2 de dez. de 2021



Ao som do piano, cello e clarinete do Trio de Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a segunda tarde de atividades da 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC 2021) já dava sinais das emoções que viriam nesta quarta-feira, 1º, com as homenagens a 18 ex-reitores que integram a história da Rede Federal. A execução de uma das grandes obras do alemão Mendelssohn e a posterior transmissão da canção Reaprender — especialmente criada para o evento, a partir de uma ação de engajamento feita pelo IFB nas redes sociais, introduziram os discursos de gratidão ao reconhecimento pelo compromisso com a educação.


Anualmente, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica (Conif) concede a medalha de mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva àqueles que se destacaram na prestação de serviços à Rede. A prática acontece desde 2010 e, nesta edição, foi comandada pela Mesa que teve a presença da presidente do Conif, Sônia Regina de Souza Fernandes; da reitora do IFB, Luciana Massukado; do vice-presidente de Relações Parlamentares, Cláudio Alex Jorge da Rocha; do vice-presidente de Assuntos Administrativos, Elias Monteiro; e do vice-presidente de Relações Institucionais, Jefferson Manhães de Azevedo.



"Todo esse caminho trilhado por vocês faz com o que o nosso, hoje, seja um pouco mais suave, apesar das adversidades. Mas se nós hoje estamos aqui, fortalecidos e fortalecidas, é porque teve alguém que veio antes. E esses alguéns são vocês, reitoras, vocês, reitores", direcionou a anfitriã da edição, Luciana Massukado, aos homenageados. "Este é o momento de reconhecer todo o trabalho que vocês fizeram para a nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica", completou a reitora, destacando ainda a dedicação, o carinho e a afetividade dos dirigentes. Charles Okama De Souza, ex-reitor do IF Sudeste MG, foi um dos agraciados. No discurso, o gestor dividiu a comenda com a sua instituição e demais dirigentes do Conif que lutam por uma educação profissional e tecnológica capaz de mudar a realidade brasileira. Com veemência, falou da luta pela manutenção da lei de criação dos Institutos Federais. "Vocês, reitores, continuem defendendo essa Rede; e essa lei, a 11.892, tem que ser preservada. Não basta a narrativa de que tem que se criar muitos cursos. Essa lei é o nosso referencial". Quem também rememorou os momentos de lutas e vitórias foi o ex-reitor José Ricardo Martins, do IFNMG. Ao olhar para a medalha, disparou "Essa comenda aqui, chegaram a cogitar tirá-la em alguns momentos (...). A gente brigou muito para que isso não acontecesse, em alguns momentos difíceis. Isso aqui a gente recebe com muito orgulho, de coração", agradeceu o ex-reitor. Emocionada, a ex-reitora do IFSC Maria Clara Kaschny Schneider enalteceu as trocas e partilhas mantidas entre os integrantes da Rede Federal. "A nossa Rede se consolidou de uma maneira muito forte por causa do trabalho coletivo do Conif, mas também por causa do trabalho coletivo das nossas instituições. Nós aprendemos muito com isso... a compartilhar, a trocar, a fazer juntos, a lutar, a ter força", declarou. Uma palavra de ordem em seu discurso foi o verbo esperançar, fazendo menção às palavras de Paulo Freire e complementando: "Que essa medalha simbolize a esperança de tempos em que a educação é a prioridade, em um país que precisa de uma educação que transforme e inclua, que faça a diferença na vida das pessoas (...). Viva a Rede Federal!", concluiu Maria Clara.

In memorian

Mais de 20 anos de atuação no serviço público e a dedicação em levar a educação ao interior do Amazonas marcaram a trajetória de Antonio Venâncio Castelo Branco, reitor do IFAM, que faleceu em janeiro deste ano, vítima de complicações da Covid-19. Último homenageado desta edição, o professor, que partiu aos 50 anos, foi agraciado em um vídeo produzido por amigos e servidores do IFAM.


Dizia o vídeo: "Educação para a sustentabilidade foi a marca da sua gestão. Um homem público que abriu muitas portas, trilhou muitos caminhos, navegou por muitos rios, tudo em prol da educação. Um líder carismático, um professor por natureza, sempre buscando parcerias e meios para promover a educação. E nos momentos difíceis, ele sempre estava lá para ajudar. Falava com orgulho das suas raízes. De uma forma diferente, levantou a bandeira da igualdade. Promoveu a equidade por meio da inclusão. Ele defendia uma educação para todos, com base na sustentabilidade da Amazônia. Era um defensor de uma educação que aliava o conhecimento científico ao conhecimento tradicional. E como ele mesmo costumava falar: 'é essa aliança que dá validade ao que chamamos de ciência'. E é essa educação formadora que iremos continuar levando a todos os cantos do Amazonas. Um compromisso do IFAM para a continuidade do legado deixado por ele". Durante a cerimônia, Antônio Venâncio foi representado por seu irmão José Gomes Venâncio. "Ele sempre foi diferente. Muito centrado, muito obstinado a galgar seus objetivos. E ele dizia pra mim: 'mano, só tem uma direção pra a gente, e essa direção é estudar; é se envolver cada vez mais com a educação", confidenciou José Gomes. E essa bandeira levantada por Vênancio é também a bandeira da Rede Federal, propagada durante a REDITEC. Homenageados Confira a relação completa dos homenageados desta edição:

- Anália Keila Rodrigues Ribeiro (IFPE); - Antônio Venâncio Castelo Branco (in memorian) (IFAM); - Carla Comerlato Jardim (IFFAR); - Charles Okama De Souza (IFSUDESTE/MG); - Eduardo Antônio Modena (IFSP); - Francisco Roberto Brandão Ferreira (IFMA); - Jerônimo Rodrigues Da Silva (IFG); - José Ricardo Martins Da Silva (IFNMG); - Luiz Simão Staszczak (IFMS); - Maria Clara Kaschny Schneider (IFSC); - Paulo Henrique Gomes De Lima (IFPI); - Renato Da Anunciação Filho (IFBA); - Roberto Gil Rodrigues Almeida (IFTM); - Sandra Mara De Paula Dias Botelho (IFRR); - Vicente Pereira De Almeida (IFGOIANO); - Virgílio Augusto Sales Araripe (IFCE); - Willian Silva De Paula (IFMT); - Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN). Confira fotos da 45ª REDITEC desta quarta-feira, no perfil do IFB no Flickr.

283 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo