Pará será a casa da próxima edição da REDITEC

Após a última mesa de debates da 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC), nesta quinta-feira, 2 de dezembro, foi anunciado que o Instituto Federal do Pará (IFPA) fará a organização do evento em 2022. O tema do 46º encontro será “Povos e identidades na educação profissional”. O evento será de 24 a 28 de outubro, em Belém, capital do estado paraense.

O reitor do IFPA, Cláudio Alex Jorge da Rocha, fez a apresentação do tema e da marca da próxima edição, bem como dos dias e do local em que o evento será realizado. Em sua fala, o gestor explicou que a temática proposta traz como mote a inclusão na perspectiva do tratamento de realidades sociológicas, econômicas e humanas próprias de todas as regiões do Brasil.

“O povo da floresta estará no centro dessa edição da Reditec. Queremos valorizar os povos tradicionais da Amazônia, destacar a força regional do Norte e a força do povo da floresta”, ressalta Cláudio Alex, que ainda chama atenção para o protagonismo do IFPA frente à realização do evento. “Essa será a primeira vez que um instituto federal da região norte vai abrigar uma REDITEC, e está sendo um desafio para todos nós. Nossos servidores estão mobilizados e assumiram o desafio de realizar o encontro”, conclui.

A marca do evento foi criada pelo coordenador da Assessoria de Comunicação do IFPA, João Augusto, e terá como elementos inspiradores: a ave Ararajuba, os brinquedos de Miriti e a cerâmica Marajoara. João explica que todos os elementos são típicos da região paraense e possuem uma relação próxima com a proposta de tema para a REDITEC de 2022.

“A ave Ararajuba é praticamente endêmica do estado do Pará e ela é conhecida por viver em bando e não se excluir, independentemente da idade ou de sua condição física. Já os brinquedos de Miriti são uma arte popular feita com o tronco da árvore de Buriti e fazem parte da cultura marajoara. Por fim, temos a cerâmica Marajoara. Trata-se de um artigo feito a muitas mãos e representa bem o trabalho colaborativo dos artesãos”, explica.

Adiamentos

Inicialmente prevista para 2020, a edição paraense da Reditec precisou ser adiada por dois anos consecutivos devido ao novo Coronavírus. No auge da pandemia, a edição de 2020 foi realizada virtualmente. Já a edição de 2021 teve um caráter híbrido, graças ao avanço da vacinação em todo o país.

REDITEC

Precedida pela 106ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec 2021 foi realizada de 30 de novembro a 2 de dezembro, na casa de eventos Contemporâneo Park, no Distrito Federal, tendo como anfitrião o Instituto Federal de Brasília (IFB).

Realizado desde 1976, o encontro tem como foco a gestão da Rede Federal, além de ampliar as discussões envolvendo as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A edição de 2021 contou com o tema "Reaprender, Reconectar e Reintegrar — o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo". Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do IFB no YouTube, a TV IFB.

Assessoria de Comunicação do Conif